sexta-feira, 8 de março de 2013

Encontro literário 2012 - Turma 905










Tenho um sonho: despertar nos meus alunos o amor pela leitura. Sei o quanto aprendemos, o quanto viajamos e nos distraímos. É um lazer que lhe fornece muitos benefícios. Há alguns anos tento descobrir uma forma de despertá-los, já fiz cursos e hoje estou numa especialização que espero que me ajude.

Com esse objetivo tenho feito trabalhos que incentivem  os alunos a ler. Neste encontro literário, levei livros para a sala e sugeri alguns, mas deixei-os colher o que leriam. No dia do encontro, eles me entregaram um trabalho escrito e contaram suas experiências com a leitura. Encerramos com um lanche.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

FELIZ DIA DOS PROFESSORES!!!!!!

[...]Preciso que me escute. Trago recados de tanta gente. 

Houve alguém que praticou uma boa ação e manda dizer-te que foi porque teu exemplo convenceu. 

Outro que venceu na vida e manda dizer que foi porque tuas lições permaneceram. 

Um outro que superou a dor disse que foi a lembrança de tua coragem que o ajudou... 
E toda a gente desta cidade, Estado e Pátria manda dizer que és importante, que sua presença na educação é fundamental... 
Você tem nas mãos a grande arma... SEUS ALUNOS!!

(Texto recebido por mim, enviado pelo Facebook pela aluna Gabrielle Castelhano do CESAE aos professores)

segunda-feira, 16 de abril de 2012

O coveiro


Ele foi cavando, cavando, cavando, pois sua profissão - coveiro - era cavar. Mas, de repente, na distração do ofício que amava, percebeu que cavara demais.Tentou sair da cova e não conseguiu. Levantou o olhar para cima e viu que sozinho não conseguiria sair. Gritou. Ninguém atendeu. Gritou mais forte. Ninguém veio. Enrouqueceu de gritar, cansou de esbravejar, desistiu com a noite. Sentou-se no fundo da cova, desesperado. A noite chegou, subiu, fez-se o silêncio das horas tardias. Bateu o frio da madrugada e, na noite escura, não se ouviu um som humano, embora o cemitério estivesse cheio de pipilos e coaxares naturais dos matos. Só pouco depois da meia-noite é que vieram uns passos. Deitado no fundo da cova o coveiro gritou. Os passos se aproximaram. Uma cabeça ébria apareceu lá em cima, perguntou o que havia: O que é que há? 

O coveiro então gritou, desesperado: Tire-me daqui, por favor. Estou com um frio terrível! Mas, coitado! - condoeu-se o bêbado - Tem toda razão de estar com frio. Alguém tirou a terra de cima de você, meu pobre mortinho! E, pegando a pá, encheu-a e pôs-se a cobri-lo cuidadosamente. 

Moral: Nos momentos graves é preciso verificar muito bem para quem se apela.

(Millôr Fernandes)
 

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Roda de leitura

Iniciamos o trabalho com crônicas com a turma 1006 por meio de uma roda de leitura. Apresentei a eles diversas crônicas de Luis Fernando Verissimo, Fernando Sabino e de um aluno do CESAE para que eles pudessem perceber as características do gênero. Cada um escolheu uma e alguns ainda trocaram com os colegas e leram outras. Após a leitura cada um contou a sua crônica e compartilhou com os colegas as suas ideias. Para finalizar o trabalho, fizemos um lanche partilhado. Vale ressaltar que alguns alunos dessa turma já participaram do Chá literário no ano passado, quando eram da turma 905.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

A imortalidade do professor

"Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor assim não morre jamais" 
(Rubem Alves)

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

SAERJINHO valendo pro PRONATEC


Inscrições abertas até o dia 2 de março

Estão abertas, desde o dia 02 de fevereiro, as inscrições para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - MEC/FDE (Pronatec). Podem participar estudantes de 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Regular da rede estadual de ensino. Para se cadastrar, clique aqui. O aluno deverá ter em mãos o número de CPF do próprio. O prazo, que terminaria no dia 22 de fevereiro, foi prorrogado até o dia 02 de março.


O Pronatec é um conjunto de ações que visam a ampliar a oferta de vagas na Educação Profissional. O programa visa expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional Técnica de nível médio e de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores; contribuir para a melhoria da qualidade do Ensino Médio Público, por meio da Educação Profissional; e ampliar as oportunidades educacionais por meio do incremento da formação profissional.

A oferta de vagas acontecerá em cursos de educação profissional técnica de nível Ensino Médio no contraturno, de forma concomitante. As oportunidades são para a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, Sistema S (SENAI/SENAC). A carga horária mínima é de 800h.


A divulgação do resultado e o calendário de matrícula serão publicados no site da Seeduc no dia 07 de março. A classificação dos inscritos terá como base o desempenho do 3º bimestre do Saerjinho 2011. O estudante classificado deverá comparecer à instituição ofertante do curso para efetuar a matrícula, em dois períodos: 08 a 13 de março (1ª chamada) e de 14 a 16 de março (2ª chamada).

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

No CESAE...



Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.
Paulo Freire
Por isso estaremos de volta: para aprendermos uns com os outros. Uma excelente volta às aulas e um ano letivo prazeroso para todos!

Volta às aulas!


Você é espelho.
Quando tudo a sua volta for escuridão,
use seu brilho interior.
Quando todos desacreditarem da sua capacidade,
mostre a sua força e insista um pouco mais.
Quando tudo parecer mais forte e te sufocar,
mire no seu objetivo e continue lutando.
Desistir de um plano, de uma meta ou objetivo, é ficar andando em círculos.
É como recomeçar em uma longa estrada...

Não ouça os pessimistas, acredite na sua idéia, na sua força.
Poucos são aqueles que fazem previsões otimistas, a grande maioria aposta na derrota.
Faça a diferença!
Existem milhares de médicos, psicólogos, contadores, advogados, mas você é único, e pode criar um diferencial na sua profissão, seja pela simpatia, pela competência, pela inovação. Seja diferente, seja moderno, seja aberto ao mundo.
Resolva-se interiormente: decida-se por um objetivo e concentre todos os seus recursos nessa conquista.
Ninguém resiste aos determinados.
Não aceite a suituação como lhe aparece. Limpe a sua mente, fuja da miséria.
Para terminar, lembre-se: Deus é abundância. Deus é prosperidade, é alegria, é vida, não se contamine com a dor, com a doença, com a pobreza.
Não aceite uma vida triste, sem cor, sem amor, sem saúde, sem dinheiro, sem respeito.
Você nasceu para brilhar, para vencer, para mostrar aos outros o que é viver em harmonia com a vida, com Deus e com você mesmo.
Seja espelho da alegria, afinal de contas, você é Filho do Homem!
Eu acredito em você!

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Esperança

Lá bem no alto do décimo segundo andar do Ano
Vive uma louca chamada Esperança
E ela pensa que quando todas as sirenas
Todas as buzinas
Todos os reco-recos tocarem
Atira-se
E
— ó delicioso vôo!
Ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada,
Outra vez criança...
E em torno dela indagará o povo:
— Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes?
E ela lhes dirá
(É preciso dizer-lhes tudo de novo!)
Ela lhes dirá bem devagarinho, para que não esqueçam:
— O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA...

Texto extraído do livro "Nova Antologia Poética", Editora Globo - São Paulo, 1998, pág. 118.





Feliz 2012 para todos!

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

1º Chá Literário




No dia 04 de novembro, foi realizado o 1º Chá Literário das turmas 905 e 1006.
Durante o semestre os alunos foram incentivados a escolherem um livro para ler. Muitos deles não estão habituados a ler e disseram não gostar da leitura de livros, romances. Para despertar o interesse dos mesmos, eu levei vários livros da minha "biblioteca" particular para emprestá-los. Os alunos se interessaram pelos livros que levei, pois eu fazia uma síntese do mesmo e deixava-os curiosos. Outros seguiram a instrução de ir à sala de leitura da escola e escolher o título que mais lhes interessasse. Após alguns meses, marquei a data do chá literário. Ensinei a eles como fazer uma resenha que foi entregue a mim no dia do chá.
Nossa diretora, Edileuza, ficou muito entusiasmada com o evento e me auxiliou na montagem do mesmo.
No dia, arrumamos a sala com um painel (a primeira figura), algumas bolas e uma mesa para o chá e as guloseimas. As carteiras ficaram arrumadas em círculo e cada aluno discorreu sobre sua experiência com a leitura.
Foi muito bom! Alguns que nunca haviam lido um livro literário disseram ter gostado da experiência.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Mais uma homenagem ao professor!


Não nascemos professores... um dia fomos alunos e tivemos nossos queridos professores. Aqueles que ainda hoje nos fazem suspirar ao lembrarmos deles. Ah, aos meus queridos professores o meu MUITO OBRIGADA! E a nós, colegas de profissão: PARABÉNS!











Como ninguém, você exerce com maestria essa função. Você professora.,já foi criança e...
ontem você não entendia muitas coisas, hoje precisa se fazer entender, criar soluções.
No seu dia-a-dia a sua capacidade de amar é colocada à disposição de todos.
Quando você volta para casa, a tarefa ainda não está terminada, mas a sua consciência está em paz.
Você corre em paralelo com o tempo para não ficar ultrapassado. Aceita-se todo por dentro para mostrar a seriedade que é exigida e ainda sorrir para aqueles que precisam de afeto.
Na sua angústia existencial ainda se propõe a ajudar a quem procura.
Você avalia. Que coisa difícil é avaliar.
Aprova , reprova e finalmente recupera.
Pelos caminhos da sua vida você vai encontrando tantas portas.....umas quase se fecham, quando deveriam se abrir.
Tantas que se abrem, quando deveriam fechar-se, Portas sombrias, enferrujadas, à espera de alguém ansioso por um toque, outras escancaradas pela falta de responsabilidade e amor.
E você, passo a passo, vai contribuindo para cada uma delas.
Você transforma, ilumina, esclarece, compreende e vence o desafio.
É o suave mistério da sua vocação.
Como você é importante!!!

Homenagem ao professor



sexta-feira, 7 de outubro de 2011

A turma 1006 trabalhando com o roteiro original








Aqui vocês estão vendo a turma 1006 trabalhando com o roteiro original que teve como textos geradores uma tira da Mafalda, uma propaganda da UFLA  e uma charge sobre consumismo que vocês podem conferir logo abaixo.


Atenção! Nessa charge há um erro ortográfico. Onde está escrito "bestido" corrija para "vestido".



quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Aumento de dias letivos na Educação

"Nosso Ministro da Educação quer ampliar de 200 para 220 os dias letivos (4 semanas a mais) na Educação Básica. Sr. Ministro da Educação, nós, professores, convidamo-lhe a passar apenas uma semana na sala de aula da Educação Básica, tanto na escola pública, quanto na escola particular, fazendo as ações inerentes a esta profissão (planejamento; correções; acompanhamentos; relatórios; atendimento aos pais; mediação em sala; etc...) para que sinta o quanto o trabalho do professor é INTENSO. 
Na época em que o Ministro foi aluno, as férias eram de 3 meses, havia menos alunos por turma, os professores eram respeitados, as famílias mais estruturadas e com mais tempo para os filhos. Hoje o contexto e a demanda são outros, o que justifica uma carga horária mais HUMANA. Sugiro que o Ministro pense em AÇÕES PÚBLICAS que favoreçam verdadeiramente as crianças (lazer, saúde, alimentação, trabalho e moradia digna para os pais, etc...) porque não se aprende e se torna cidadão apenas pela ação da ESCOLA E DO PROFESSOR. Será 
trabalhoso demais SR. MINISTRO? Sugiro, ainda, que o MINISTRO pense em como oferecer boas condições de trabalho e remuneração aos professores que estão a cada dia mais sobrecarregados e com péssima qualidade de vida. Ou a intenção é ACABAR com esta profissão? " (por Lenice Borges)

Ainda acrescento que o acréscimo de 20 dias há 16/17 anos atrás em nada melhorou a educação, visto que quando estudei eram 180 dias letivos e se aprendia muito mais do que hoje, pois os professores eram respeitados, os alunos COBRADOS e não havia essa porção de paliativos, como dependência, recuperação paralela e uma porção de medidas para mascarar resultados (não para melhorar o ensino). Hoje o aluno é ensinado a ser irresponsável (não pelo professor, mas pelo sistema!). Mudem as leis. Pensem e repensem na educação e não nos dias letivos...

O último poema

Assim eu quereria meu último poema
Que fosse terno dizendo as coisas mais simples e menos intencionais
Que fosse ardente como um soluço sem lágrimas
Que tivesse a beleza das flores quase sem perfume
A pureza da chama em que se consomem os diamantes mais límpidos
A paixão dos suicidas que se matam sem explicação.


Manuel Bandeira